Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Cosali lança livro “Agro SP na mesa – Carne bovina”

Cosali lança livro “Agro SP na mesa – Carne bovina”

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI) e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), lança uma nova publicação, o “Agro SP na mesa – Carne bovina”. A apresentação, em primeira mão, acontece durante a abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne (FEICORTE), em Presidente Prudente.

Com aproximadamente 1,9 milhão de cabeças de gado, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região de Presidente Prudente possui um dos maiores rebanhos bovinos do estado. Números que foram determinantes na escolha para o lançamento da publicação inédita sobre o tema. O livro tem como propósito incentivar o maior consumo do produto por meio de informações e referências técnicas, de forma clara, simples e objetiva, além de dicas, curiosidades e receitas.

São 37 páginas de informações, que vão desde os cuidados na escolha do corte, as formas de manuseio, embalagens, conservação, preparo, entre outros temas. Além disso, traz deliciosas receitas, como explica Camila Kanashiro, coordenadora de segurança alimentar da COSALI. “São pratos de fácil preparo, como almôndegas, costela, bifes, com ingredientes de baixo custo e alto valor nutritivo”, aponta Camila. A diretora destaca ainda que a carne bovina é uma das fontes de proteína mais consumidas no mundo. Possui alto valor biológico, contém todos os aminoácidos essenciais necessários ao organismo humano, além de nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde.

A obra, coordenada por Camila, teve a colaboração de uma equipe seleta de profissionais, incluindo nutricionistas e médicos veterinários. A revisão ficou sob responsabilidade de Joslaine dos Santos Gonçalves Cyrillo, pesquisadora do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia de São Paulo (IZ). A edição apresenta vários tipos de cortes de raças zebuínas de origem indiana (guzerá, nelore e tabapuã) e as europeias taurinas (angus, hereford, senepol e caracu).

O livro, que integra a coleção de outros 11 títulos, traz ainda importantes dados sobre a importância da produção bovina de corte para a economia de São Paulo e do Brasil. Camila reforça que a bovinocultura apresenta um papel relevante na economia paulista. “É um dos principais polos nacionais de produção e consumo de carne, além de impulsionar diversas cadeias produtivas, tornando-se um pilar importante na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.” O “Agro SP na mesa – Carne bovina” será distribuído gratuitamente no estande da Secretaria de Agricultura.

Além das publicações técnicas, a COSALI desenvolve políticas de segurança alimentar no âmbito dos municípios paulistas como estratégias de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua no apoio à construção e fortalecimento da política pública de segurança alimentar entre conselhos municipais e câmaras intersecretariais de Segurança Alimentar. Um dos programas que mais aproxima o órgão do produtor agropecuário é o Cozinhalimento, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre uma alimentação mais saudável. O combate ao desperdício, o melhor aproveitamento dos alimentos e os cursos de capacitação também estão entre os pilares do projeto. Das 252 cozinhas já instaladas em São Paulo, 26 estão na região de Presidente Prudente.


Logo Governo