Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Instituto de Zootecnia leva pesquisa e inovação para Feicorte 2025

Instituto de Zootecnia leva pesquisa e inovação para Feicorte 2025

Novo Centro de Pesquisas, testes de eficiência alimentar, sistemas automatizados e a Caravana Giro do Leite são alguns dos temas abordados em Presidente Prudente

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria De Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, marca presença na Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne (FEICORTE). Em seu estande, o IZ-Apta destaca os avanços tecnológicos, pesquisas inovadoras e os diversos serviços que oferece para impulsionar o setor agropecuário paulista.
Entre as novidades apresentadas na FEICORTE, destaca-se a inauguração do novo Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Pecuária Sustentável do IZ-Apta. Localizado em São José do Rio Preto, este centro é dedicado à pecuária sustentável, com foco primordial na mitigação dos gases do efeito estufa. A unidade conta com uma fazenda modelo de 220 hectares, onde são aplicados diversos modelos e técnicas para a produção intensiva e sustentável, incluindo a avaliação de produtividade, a medição de emissões de gases do efeito estufa e o sequestro de carbono.

Os visitantes da FEICORTE também poderão conhecer um pouco sobre o trabalho do Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Neutralidade Climática da Pecuária de Corte em Regiões Tropicais, o NeuTroPec. Resultado da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e iniciativa privada, o objetivo é analisar a neutralidade climática e a mitigação de gases do efeito estufa. Os trabalhos incluem ainda, o desenvolvimento de tecnologias nutricionais, reprodução, programação fetal, bem-estar animal, além de estratégias genômicas para aprimorar os sistemas de produção.

A unidade possibilita o desenvolvimento e avaliação de aditivos naturais que melhoram a fermentação ruminal, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. “O laboratório consegue simular as condições do rúmen, que é a parte anterior ao estômago do animal. Um equipamento que permite acompanhar as transformações que ocorrem no processo de fermentação, medindo com precisão o potencial de aditivos para reduzir as emissões”, explica Enilson Geraldo Ribeiro, diretor geral do IZ.

Visitantes e pecuaristas da região terão oportunidade de conhecer sobre os testes de eficiência alimentar de bovinos e ovinos e a nutrição animal para melhorar a rentabilidade da produção. A partir da seleção de animais mais eficientes, os pesquisadores conseguem medir a necessidade de ingestão de alimentos e água, necessários para produção de leite e de carne. Consequentemente há redução na emissão de gases do efeito estufa e da produção de dejetos dos animais, aumentando a sustentabilidade dos sistemas. O diretor observa que nestes testes são usados comedouros e bebedouros automáticos para medição de consumo.

Caravana Giro do Leite

Quem passar pelo espaço do IZ também poderá conferir as novidades e tecnologias que a Caravana Giro do Leite apresentará aos produtores. Sob coordenação do pesquisador Weber Vilas Boas Soares, do Laboratório de Referência em Qualidade do Leite do IZ, os visitantes receberão orientações e informações sobre o mercado, as experiências acadêmicas e tecnológicas para a melhoria do setor produtivo leiteiro. Com o apoio da TPM Brasil, FOSS e Boeheringer/Plantar, os visitantes poderão conhecer o trailer que está equipado para receber e armazenar amostras para serem enviadas de leite e material seco para análise.

Entre elas, contagem bacteriana, identificação de patógenos da mastite, nitrogênio ureico, antibiograma entre outros estudos. Além disso, os visitantes poderão conhecer diversas iniciativas acadêmicas e de pesquisas do projeto do Instituto de Zootecnia, como manejo e higiene de ordem, análise e qualidade de leite, bem-estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite. “Traremos dicas importantes para o produtor do leite, na gestão da propriedade, no manejo de bezerras e novas, no melhoramento genético, na produção orgânica, ou ainda, como usar a análise de leite como ferramenta de produção”, aponta Weber.

Segundo o pesquisador, a Caravana Giro do Leite reforça o compromisso com a inovação, a ciência e a sustentabilidade na produção láctea e agrícola nacional. “Essa troca de experiências é essencial para o avanço do setor e a conquista da cadeia produtiva no Brasil”, explica Weber. Em 2024 a Caravana rodou mais de 5 mil quilômetros por diversas cidades de São Paulo e Minas Gerais, analisando em tempo real cerca de de 1.600 amostras de leite. Este ano o trailer já atendeu mais de 15 mil produtores e participou de cinco eventos. “Por meio do conhecimento técnico e novas tecnologias queremos ajudar, acelerar e resolver os desafios de cada setor”, afirma.

Logo Governo