O Instituto Agronômico (IAC-Apta), de Campinas, assinou uma parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) para transferência de tecnologias desenvolvidas pelo Programa Cana IAC. A assinatura foi feita em 11 de junho, durante o Cana Show, evento realizado no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, interior paulista. A Organização reúne 35 associações de canavicultores e representa cerca de 11 mil fornecedores de cana em toda a Região Centro-Sul do Brasil.
O protocolo estabelece um conjunto de ações capaz de desenvolver e facilitar a cooperação em áreas de interesse comum em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do setor sucroenergético.
Em caso de os parceiros receberem estudantes, docentes, pesquisadores e técnicos em ações relacionadas ao acordo firmado, IAC e Orplana facilitarão o uso das suas instalações físicas, laboratórios, equipamentos e material bibliográfico, na medida do possível. Os parceiros também poderão propor projetos específicos de ensino, pesquisa ou extensão de serviços.
“Nosso sonho, já há algum tempo, era estabelecer esta parceria mais geral com todas as associações para que os produtores possam desfrutar das tecnologias produzidas pelo Programa Cana IAC. Agora esta ação se concretiza e nossos pacotes tecnológicos terão inserção ainda maior em todas as regiões canavicultoras”, afirma Marcos Landell, líder do Programa e diretor-geral do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).
O Programa Cana IAC se relaciona com a Orplana há décadas e recebeu desta Organização apoio fundamental para a implantação e desenvolvimento deste Programa que, atualmente, tem atuação em 11 estados.
Tags:OrplanaInstituto Agronômico de Campina
Por Carla Gomes (MTb 28156)
Assessora de comunicação IAC