Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Valentine’s Day começa a se fixar no Brasil e aquece mercado de flores e plantas em fevereiro

Valentine’s Day começa a se fixar no Brasil e aquece mercado de flores e plantas em fevereiro

Conhecido como Dia de São Valentim, celebrado em 14/02, data comemora o amor nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, como Dia dos Namorados.

O Valentine’s Day é comemorado, originalmente, em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. A data é equivalente ao Dia dos Namorados dos brasileiros, mas nos últimos anos, começou a conquistar espaço no calendário brasileiro, especialmente entre os jovens, segundo matéria publicada pelo site Globo Rural.

A influência da cultura norte-americana tem impulsionado a adoção da data, que homenageia São Valentim, um sacerdote que se destacou por realizar casamentos em segredo durante um período em que o império romano proibiu a união de jovens.

O setor de flores e plantas, tradicionalmente aquecido por datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Natal, vê no Dia de São Valentim uma oportunidade de diversificar suas vendas e atrair novos consumidores. Um fator que ajuda muito o setor é o período do ano, pois nesta data há flores em abundância, sendo o pico de produção de várias espécies, como alstroemerias, rosas, cravo, cravinas e folhagens.

Para Daniel da Silva, produtor e comerciante de flores, desde que abriu o seu negócio, há pouco mais de cinco anos, o Valentine’s Day vem demonstrando um aumento anual de vendas em torno de 30% a 40%. Assim como no Dia dos Namorados, as rosas vermelhas são as flores preferidas dos consumidores.

De acordo com a matéria da Globo Rural, a empresa paulista Floral Atlanta também aposta no potencial do Valentine’s Day. Com atuação na produção de espumas florais, a empresa amplia sua oferta de produtos temáticos, como embalagens personalizadas e acessórios decorativos, para atender ao romantismo característico da ocasião. “Nossa expectativa é de um crescimento de cerca de 10% no período, impulsionado pela busca por itens que unem inovação, qualidade e sustentabilidade”, explica a gerente de marketing da Floral Atlanta, Paula Lo Frano.

Com oferta em alta e a ampliação do mercado, floriculturas e produtores de plantas têm se preparado ano a ano para atender a demanda crescente. É uma data comemorativa que ainda está se fixando no Brasil, mas em poucos anos poderá ocupar lugar de destaque no calendário brasileiro de flores e plantas.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação
imprensa.agricultura@sp.gov.br
(11) 5067-0068