O secretário da Pasta, Guilherme Piai, participa do Painel de Abertura “Brasil, o país que muda o mundo para melhor!”
Pela primeira vez, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo terá participação oficial no 10º Congresso Nacional de Mulheres no Agronegócio (CNMA). A convite do diretor geral do Transamérica Expo Center, Alexandre Marcilio, e do jornalista, José Luiz Tejon, o secretário da Pasta, Guilherme Piai, participa do 1º Painel de Abertura do CNMA 2025, no dia 22 de outubro de 2025.
“O Congresso é de extrema importância para divulgar as ações do agro paulista. Hoje, nosso Estado tem um número expressivo de mulheres liderando os negócios, seja dentro das produções ou na indústria. Eventos como esse fomentam e trazem impactos positivos para as mulheres de todo o mundo”, comemora a coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria de Agricutura, Natália Ramão.
O evento vai reunir grandes nomes do agronegócio, sendo mais de 3 mil congressistas e também representantes do poder público, conectando líderes e autoridades de todo o mundo. O tema do 1º Painel, “Brasil, o país que muda o mundo para melhor!”, reforça o papel essencial do Brasil na transformação global, unindo o agronegócio com pilares de inovação, sustentabilidade e geração de oportunidades.
De acordo com um levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), existem milhares de mulheres rurais no Estado de São Paulo, e cerca de 387% de toda a mão de obra agrícola do Brasil, vem da força feminina.
Atenta a essa realidade, a Secretaria de Agricultura de SP lançou em março de 2024 a linha de crédito FEAP Mulher, que oferece condições para que produtoras rurais melhorem sua infraestrutura agrícola. Desde que foi lançado, dos R$12 milhões do fundo, cerca de R$11,48 milhões já foram liberados, beneficiando mais de 489 mulheres. “Essa linha faz parte do Fundo de Expansão do Agro Paulista (FEAP), da SAA e foi uma das mais acessadas no último ano. Mais do que resultados econômicos positivos, como as demais linhas, o FEAP Agro Mulher SP está transformando a vida de centenas de produtoras rurais”, ressalta Guilherme Piai. secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo..
Vale destacar que o sucesso dessa linha de crédito é decorrente de dois fatores: o aumento de mulheres à frente dos negócios no campo e, principalmente, pela dificuldade de aprovação de crédito junto às instituições financeiras. Muitas dessas mulheres não têm como comprovar renda e não possuem bens, como terras ou propriedades, que possam ser oferecidas como garantia.
Outra dado de extrema relevância no âmbito do FEAP Mulher Agro SP é que muitos dos pedidos de recursos são provenientes de mulheres do Pontal do Paranapanema, região que tem recebido atenção especial, por parte do governo do Estado, devido ao histórico de conflitos agrários.
O Congresso Nacional de Mulheres no Agronegócio é o maior congresso global de mulheres no agro e será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h às 18h, no Transamérica Expo Center, na capital paulista.