Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Governo de SP discute futuro do setor no GRI Agro 2024

Governo de SP discute futuro do setor no GRI Agro 2024

Para discutir uma nova fase do agronegócio nacional, que se depara com a necessidade de aprimorar sua infraestrutura logística, aumentar a competitividade internacional e desenvolver soluções inovadoras, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participou do GRI Agro 2024, nesta terça-feira (03/09), na capital paulista.
Representando o governador de São Paulo, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, participou do painel Fortalecimento Institucional – A chave para o protagonismo do agronegócio brasileiro, que tratou sobre infraestrutura e logística, parcerias institucionais, pesquisa e inovações. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também participou do painel. “Oportunidade importante de demonstrar para lideranças do setor os avanços e ações do agro paulista, ressaltando questões como logística, irrigação, regularização ambiental e fundiária rural, além da importância das parcerias com a iniciativa privada”, destacou Guilherme Piai.
O desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista tem como foco aumentar o abastecimento da segurança alimentar mundial, a tecnificação no campo e a redução de emissões de carbono. No primeiro semestre de 2024, as exportações do agro de SP atingiram US$ 14 bilhões, sendo que 78% respondem ao setor sucroalcooleiro, produtos florestais, soja, carnes e sucos.
Vale ressaltar que o Estado de São Paulo possui praticamente metade da produção de cana-de-açúcar e etanol do Brasil, o que representa uma fonte energética zero carbono para suprimento energético industrial em grande escala. Para garantir a produtividade das lavouras paulistas em um cenário de mudanças climáticas, SP também liberou, em 2024, o maior seguro rural da história, que totaliza R$ 100 milhões.