Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura de SP discute Plano de Rastreabilidade Bovina com ajuda da tecnologia

Secretaria de Agricultura de SP discute Plano de Rastreabilidade Bovina com ajuda da tecnologia

Implementar um sistema no Estado é um dos objetivos da Secretaria de Agricultura

A fim de garantir a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a transparência na cadeia de produção bovina, o secretário executivo, Edson Fernandes, recebeu na última terça-feira (02/04), a empresa de saúde animal MSD, para discutir um Plano de Rastreabilidade com a ajuda de dados tecnológicos.

A empresa é responsável pela confecção dos bottons utilizados em alternativa à marcação a fogo para a vacinação contra a brucelose em bovinos e também a principal fornecedora de vacina contra a febre aftosa. A ideia é tornar o Estado de SP protagonista no assunto e referência em tecnologia de prevenção. ”Ao implementar essas medidas de forma coordenada, promovendo transparência na cadeia de produção bovina, aumentamos a competitividade paulista nos mercados internacionais. A colaboração entre diferentes partes interessadas é fundamental para o sucesso desse processo”, afirma Edson Fernandes, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento.

O Estado de SP tem conquistado novos mercados nas últimas décadas para o agronegócio paulista, tanto em produtos de origem vegetal como animal, cenário que exige do setor reestruturações baseadas na eficiência e na qualidade dos produtos.

Em conjunto com a SAA, a empresa MSD propôs um intercâmbio tecnológico em países referência em rastreabilidade bovina, a fim de entender as técnicas utilizadas e estudar a implementação no Estado de SP, proporcionando melhor manejo, maior controle do desempenho individual, transparência e segurança alimentar aos consumidores.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora substituta da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de SP, Erika Ramos Mello, o CEO da MSD Saúde Animal, Delair Bolis e a diretora de Pecuária MSD Saúde Animal, Laura Villarreal.

Por Caroline Guimarães

MTB: 0091806/SP