Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Instituto de Zootecnia capacita médicos veterinários para diagnóstico de doenças na bovinocultura

Instituto de Zootecnia capacita médicos veterinários para diagnóstico de doenças na bovinocultura

Realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o “Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis” possibilitou a capacitação e habilitação de médicos veterinários junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para realizar o diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos, atendendo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/MAPA).

Este é um evento de relevância para o Estado e para o Brasil, considerando que para atuar junto ao programa de certificação de propriedades livres destas enfermidades, somente estão aptos os profissionais habilitados em cursos de treinamento previamente reconhecidos pelo MAPA. Por se tratarem de doenças que causam prejuízos à saúde de bovinos e impacto econômico nas respectivas cadeias produtivas, o MAPA criou, em 2001, o PNCEBT.

De acordo com o pesquisador e diretor do CPD Bovinos Leiteiros do IZ, Luiz Carlos Roma Junior, que organizou o evento, o treinamento realizado no IZ vem a contribuir com o avanço do Programa, observando que houve representação de médicos veterinários de São Paulo e de outros Estados.

O evento foi uma ação conjunta entre unidades da Secretaria da Agricultura, como IZ, Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Instituto Biológico (IB-APTA), contando com a participação de palestrantes destas unidades na apresentação dos conteúdos teóricos e práticos, fundamentais na capacitação dos participantes.

Vera Cláudia Magalhães, pesquisadora do IB, iniciou o treinamento com a apresentação do PNCEBT. A pesquisadora também foi responsável, junto com outros técnicos e pesquisadores, por ministrar aulas práticas que foram essenciais na capacitação dos participantes, como coleta de sangue e tuberculinização, prática de brucelose (diagnóstico laboratorial) e leitura da tuberculinização.

Especialistas da CDA contribuíram com diversos temas relacionados ao curso. Conceitos sobre tuberculose bovina e bubalina foram apresentados por Hugo Leonardo Riani Costa e Rodrigo de Souza Ferreira. Já Rodrigo Marini abordou o tema “Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica (estratégias de diagnóstico e controle)”. Conhecimentos teóricos e práticos sobre Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis foram transmitidos por Helder Esteves Thomé, enquanto as normas e procedimentos do PNCEBT foram apresentadas e discutidas por Rodrigo de Souza Ferreira e Klaus Saldanha Hellwig.

Para o pesquisador Luiz Roma Jr., o evento superou as expectativas. “Foi muito bom ter a realização do curso nas dependências do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do IZ, contribuindo com a missão de desenvolver e transferir conhecimento. Em breve divulgaremos o 2° treinamento, previsto para 3 a 7 de julho, devido à grande demanda e dada a importância do mesmo”, finaliza.

P
or Alexandra Cordeiro
Comunicação IZ
alexandra.cordeiro@sp.gov.br