Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura estuda modelos de inteligência artificial para compilar dados do agro paulista

Secretaria de Agricultura estuda modelos de inteligência artificial para compilar dados do agro paulista

Modernização do aparato público é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento rural sustentável

Beneficiar o agronegócio por meio da inteligência artificial, esse foi o tema de reunião realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (31/01). Na ocasião, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, recebeu Leonardo dos Santos, CEO da Semantix, primeira deep tech da América Latina listada na Nasdaq, a maior bolsa tecnológica do mundo.

A Secretaria e a companhia pretendem começar um projeto em conjunto com o objetivo de tornar os dados da SAA mais dinâmicos e acessíveis para o produtor, facilitando o entendimento e promovendo o aumento de produtividade no campo. “Hoje a Secretaria já utiliza a tecnologia a favor do produtor rural, como por exemplo o Programa Rotas Rurais, que possibilita o endereçamento rural, trazendo mais segurança e dignidade ao agricultor paulista”, ressaltou Piai.

Além disso, a CATI também já estuda o modelo de ATER Digital, que consiste no desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais de informação e comunicação em atividades de assistência técnica e extensão rural. O programa possibilita múltiplas operações focado em três pilares:  planejamento das atividades de assistência técnica, extensão rural e acompanhamento das propriedades rurais no aspecto econômico, social e ambiental.

Para Guilherme Piai, a ferramenta é primordial para aprimorar o atendimento ao produtor rural. “Com o sistema, teremos acesso a informações importantes e detalhadas, como por exemplo, qual regional está performando melhor, quantos profissionais estão atuando, o gasto com combustível, histórico de produção, entre outras operações”, elencou o secretário.

Durante o encontro, o secretário ressaltou ainda que a modernização do campo é uma das frentes da Secretaria de Agricultura de São Paulo. “A modernização do aparato público e do monitoramento das unidades agropecuárias é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento rural sustentável”, explicou.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador de TI da SAA, Alexandre Campanella, o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da SAA, Michel Martins da Silva e João Paulo Tavares Da Silva, da Semantix/.

Por Caroline Guimarães

MTB: 0091806/SP