Secretaria de
Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Agricultura discute soluções de conectividade no campo com representantes da indústria de máquinas

Secretaria de Agricultura discute soluções de conectividade no campo com representantes da indústria de máquinas

Nesta terça-feira, (24/10), o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, recebeu Ana Helena Andrade, presidente da associação ConectarAGRO e diretora de assuntos governamentais da AGCO. Com a conectividade rural em pauta, foram discutidas soluções que buscam promover benefícios sociais e produtivos às populações do campo.

Segundo a executiva, o objetivo da associação é conectar população e produtores rurais de forma barata e inteligente, utilizando uma rede aberta que conecte máquinas e pessoas, utilizando a tecnologia 4G. Para contabilizar o investimento necessário, a associação utiliza uma metodologia usando dados públicos.“O ConectarAGRO só tem um propósito: conectividade ao agro. Nossas ações possuem caráter social, para garantir dignidade no campo, e aumentar a produtividade agrícola”, comentou Ana Helena.

A ideia da SAA é utilizar dados coletados pelo Programa Rotas Rurais para avaliar quais são as localidades prioritárias para estabelecer conectividade. O Pontal do Paranapanema deve ser a primeira região a ser contemplada.“Nós já temos um modelo pronto em que o Estado não gasta dinheiro. Podemos levar banda larga e sensoriamento com um preço social de R$29,90 por mês. Precisamos do apoio da iniciativa privada”, destacou Guilherme Piai.

No final da reunião, a Secretaria foi convidada a participar da “Hora da Conectividade”, ciclo de palestras sobre agricultura digital promovida pelo ConectarAGRO, em data a ser combinada.