O Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) foi encerrado na manhã de sábado (21) e reuniu autoridades dos sete estados integrantes da iniciativa.
O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, foi responsável pela apresentação dos resultados dos dois dias de trabalho do GT da Agricultura e Pecuária, que reuniu dirigentes das Pastas e equipe técnica dos órgãos.
Os temas que nortearam os dois encontros do GT foram a criação de um grupo de trabalho para estabelecimento de plataformas equivalentes ao Rotas Rurais, do governo de São Paulo, em todos os sete estados do consórcio, e a estruturação de uma ação conjunta para a modernização dos serviços de extensão rural no campo, com o objetivo de fornecer assistência técnica virtual ao produtor.
O Rotas Rurais garante endereçamento rural digital a produtores de todo o Estado de SP e garante acesso à cidadania ao homem do campo.
“Vamos garantir o bom funcionamento desse grupo de trabalho de geolocalização para que possamos expandir essa iniciativa pioneira ao maior número de estados. Já o fomento à assistência técnica 2.0 é mais um dos aspectos da conectividade que vamos garantir ao campo”, completou Fernandes.
O governador Tarcísio de Freitas finalizou o encontro e reforçou a importância do agro para a transição energética. “Vimos que muitas niciativas inovadoras, para uma economia verde, surgem na lavoura. Investir em agricultura é garantir combustíveis renováveis e mitigação das mudanças climáticas”, completou Freitas.
O GT ainda tratou de redução de desperdício de alimentos e segurança alimentar. Incentivo conjunto à regularização ambiental dos imóveis rurais e a evolução dos serviços de inspeção sanitária.