Em seu primeiro dia, a 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em São Paulo, até sábado (21/10), reuniu autoridades de sete estados brasileiros. O Grupo de Trabalho de Agricultura e Pecuária deu destaque à rastreabilidade dos produtos agropecuários, à modernização da assistência ao produtor rural e à sustentabilidade.
Realizada no Museu da Língua Portuguesa, a reunião do GT reuniu secretários de Estado, coordenadores e assessores técnicos para o início de uma jornada de três dias de discussão sobre políticas públicas em prol do agro.
O anfitrião do evento e secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, deu destaque à conectividade rural. “O grande gargalo do agro brasileiro é não garantir internet ao setor que mais cresce no País”, ressaltou. A SAA planeja o lançamento de ações integradas em larga escala para levar conectividade a todas as áreas de SP, em um trabalho em parceria com as companhias de telefonia.
“A conectividade é o que permite a rastreabilidade, o devido funcionamento da extensão rural modernizada e, ainda mais importante, leva dignidade ao homem do campo”, concluiu o secretário.
Na pauta de conectividade e integração do campo, a coordenadora do Programa Rotas Rurais e pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Priscilla Fagundes, apresentou uma iniciativa da SAA aos participantes do Grupo de Trabalho. Inicialmente, Priscilla apresentou os grandes desafios para a área rural, entre eles, como mudanças climáticas, logísticas, segurança pública e acesso à saúde.
“O Rotas Rurais garante endereço à área rural. Cria possibilidades de acesso à cidadania, além de atuar em prol do desenvolvimento rural sustentável” ressaltou a coordenadora do programa.
O Programa já mapeou 57 mil milhas de estradas rurais e colocou no mapa 291 mil propriedades rurais, desde o seu início e tem efeitos positivos em diversas áreas, de acesso à saúde ao turismo rural.
Estiveram presentes no GT cerca de 40 participantes, entre eles, os secretários de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli da Costa, secretário em exercício de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, do Rio de Janeiro, Flávio Campos, o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de SP, Edson Fernandes, o representante da Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Jader Nones, e o coordenador da APTA, Carlos Nabil.