PNCF - PNCF


O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF: é um programa de financiamento que objetiva facilitar o acesso a terra e o aumento de renda dos  trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra. É um programa do Governo Federal desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com os Estados através dos Conselhos Estaduais.

No PNCF, a escolha da terra, a negociação do preço, e a escolha do técnico para elaboração da proposta de financiamento são responsabilidades dos beneficiários. Além da aquisição da terra, o beneficiário pode utilizar o recurso do financiamento para estruturação de investimentos básicos (construção de casa, acesso a água, etc.); investimentos produtivos (preparo de solo, compra de implementos); assistência técnica e extensão rural (acompanhamento técnico para elaboração e implantação do projeto).

Os limites máximos de financiamento variam de acordo com a região, sendo que no Estado de São Paulo estão entre R$60.000,00 e R$80.000,00. Os juros e prazos variam de acordo com o valor contratado e a linha acessada (Consolidação da Agricultura Familiar – CAF ou Combate à Pobreza Rural – CPR).

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DIRETAMENTE NO SITE DO MDA