Secretário Arnaldo Jardim é homenageado em Araraquara por sua atuação em defesa do setor agropecuário

Postado em: 13/03/2018 ás 12:52 | Por: Paloma Minke

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, foi homenageado na última quinta-feira (8), em Araraquara, pelas principais entidades do segmento canavieiro em âmbito federal e estadual, em reconhecimento a sua atuação em prol do desenvolvimento do setor agropecuário.

A solenidade foi realizada por iniciativa da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (Canasol) e do Sindicato Rural de Araraquara.

“Agradeço a carinhosa saudação e homenagem realizada pelas entidades, oportunidade em que falamos sobre o setor da cana e desafios que isso enseja”, afirmou Arnaldo Jardim, ao receber uma placa de saudação pelo brilhantismo de sua carreira parlamentar e desempenho como secretário estadual.

Ao falar sobre sua atuação na Secretaria, Arnaldo Jardim destacou alguns pontos que serviram como norte.  “Não se pode manter uma disputa entre a produção e a preservação e temos a firme convicção de que se pode ter modo de produção sustentável; a extensão rural, fundamental para que o pequeno produtor e agricultor familiar sobrevivam, se intensifica quando fortalecemos o cooperativismo e o associativismo, e tratamos disso prioritariamente”, afirmou o titular da Pasta Estadual.

Com a orientação de que não basta produzir alimentos, mas eles têm que ser saudáveis, o secretário enfatizou o trabalho de controle de resíduos e toxinas desempenhado pela equipe da Secretaria. “No Programa Aplique Bem, por exemplo, mais de 60 mil operadores que aplicam os agrodefensivos foram treinados para que possam fazer seu trabalho com cuidado, de forma a não serem prejudicado e para que a quantidade excessiva não comprometa o alimento ou cause dano ambiental”, explicou.

Outro ponto fundamental do trabalho nos últimos anos, elencou Arnaldo Jardim, foi a introdução da biotecnologia para o controle de pragas.

O presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, destacou a extensa biografia de Arnaldo Jardim em sua carreira como parlamentar. “Uma das coisas pelas quais ele mais trabalhou foi pelas boas causas ambientais, como a destinação dos resíduos, a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e os biocombustíveis, contribuindo de forma significativa para o meio ambiente. Tem sido um dos mais dinâmicos secretários de Agricultura, atuando intensamente junto aos produtores rurais em todo o Estado”, disse.

“Temos sentido a sua vontade de realizar pelo setor agropecuário, o respeito que tem pelo produtor rural ao trabalhar pela agricultura com dedicação”, disse o dirigente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas.

“Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho como parlamentar e secretário. A homenagem é muito justa. A agropecuária é muito complexa e vasta, precisamos de pessoas desse quilate ao nosso lado”, afirmou o presidente da Comissão Especial de Cana-de-Açúcar e de Energia Renovável da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Edison José Ustulin.

“O trabalho do secretário Arnaldo Jardim de percorrer cada região do Estado e fazer uma provocação positiva para coordenar todas as cadeias produtivas foi essencial”, avaliou o presidente da Orplana, Eduardo Vasconcelos Romão.

“Como deputado, Arnaldo Jardim foi um grande articulador de um consenso nacional com relação à Lei 4.870, referente à produção açucareira, pois ele conseguiu unir fornecedores e usinas num propósito comum, auxiliando nas demandas do setor”, pontuou o presidente da Feplana, Alexandre Andrade Lima.

Por: Paloma Minke
Fotos: João Luiz

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: