Produtores de Tabatinga adquirem estrutura logística pelo Microbacias II para valorizar produção de olerícolas e frutas

Postado em: 13/03/2018 ás 11:14 | Por: Paloma Minke

Os produtores da Associação de Produtores Rurais de Tabatinga (Aprotaba), em Tabatinga, terão melhores condições para escoar a produção de olerícolas e frutas com a aquisição de caminhões, com apoio do Governo do Estado de São Paulo. A estrutura logística foi entregue na última quinta-feira (8), pelo secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim.

“Vocês fazem a diferença, perseveraram quando muitos teriam desistido e estão cultivando não só as olerícolas, mas também a parceria e a união e tenho certeza de que colherão muitos frutos. Em tempos de crise, em que o Brasil andou para trás, quem segurou a economia foi o setor agropecuário. E isso se fará mais rápido se tivermos o apoio e o êxito do setor”, afirmou o secretário.

Com o Projeto, a associação foi beneficiada com a aquisição de dois caminhões, câmara fria para armazenamento dos produtos, além de ar condicionado, impressora, mesas e microcomputador para equipar o escritório. O investimento total foi de R$ 725.170,02, sendo R$ 469.614,81 do Governo do Estado e a contrapartida de R$ 255.555,21 da entidade.

“Agradecemos o apoio do Governo do Estado, que com o Projeto Microbacias II apoia a atividade agrícola, que é fundamental ao nosso município”, comentou o prefeito de Tabatinga, Eduardo Ponquio Martinez.

De acordo com o coordenador de Assistência Técnica Integral (Cati), João Brunelli Jr, a agregação de valor aos produtos é o que faz a diferença na vida dos produtores, pois o ganho que antes ficava com o atravessador, hoje fica nas mãos da associação. “Agora, vêm os desafios de entender e buscar novos mercados e adaptar o produto às necessidades do comprador, o que será possível a partir da boa gestão”, explicou.

“Passamos por algumas dificuldades, mas hoje estamos colhendo muito mais frutos positivos, por causa da união dos produtores. Temos que ser unidos para sermos cada vez mais fortes. Agradecemos o apoio do Estado”, afirmou o produtor e ex-presidente da Associação, João Robson Ribeiro, que falou em nome do atual presidente Bento Domingos de Camargo.

Por: Paloma Minke
Fotos: João Luiz (disponíveis neste link)