Primeira reunião do Conselho Regional de Franca entusiasma produtores e gestores a debaterem segurança alimentar

Postado em: 20/03/2017 ás 12:07 | Por: Paloma Minke

Representantes de sete municípios da região participaram do encontro para intensificar debates sobre segurança alimentar no EstadoA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), mobilizou produtores rurais, profissionais da área de nutrição e gestores públicos de sete municípios na região de Franca para intensificar os debates sobre a segurança alimentar.

Durante a primeira reunião do Conselho Regional que trata do tema , realizada no dia 17 de março de 2017, no município de Cristais Paulista, a equipe do Conselho orientou os participantes sobre a legislação de segurança alimentar e a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Sustentável (Comsea).

Sob organização da coordenadora da regional do Conselho em Franca, Rosana Emilia Gaspar, a reunião teve representantes de Franca, Patrocínio Paulista, Miguelópolis, Buritizal, Cristais Paulista, Batatais e Restinga.

"Ficamos muito felizes em receber o Conselho e a nossa prefeita Katiuscia Leonardo está bem entusiasmada com a instalação do conselho regional, para podermos dar andamento a políticas públicas de segurança alimentar no município", avaliou a nutricionista Rosinei da Silva, de Cristais Paulista. "Foi uma reunião bastante produtiva", concordou a nutricionista de Buritizal Gilsani Barbosa.

Para o representante da Associação dos Produtores Orgânicos de Franca (Apofran), Carlos da Silva, o encontro possibilitou tratar de um tema de grande relevância, aliando a educação para uma alimentação de qualidade.

Para o secretário executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, o Governo do Estado de São Paulo tem intensificado a atuação para o fortalecimento dos municípios em matéria de segurança alimentar e nutricional. “A ação visa o fortalecimento da segurança alimentar na perspectiva da assistência social, da saúde pública e da agricultura harmônica com o meio ambiente“, disse.

A integração entre o Poder Público e a sociedade é fundamental para intensificar as ações de segurança alimentar no Estado de São Paulo, avaliou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “A ação do Consea-SP está alinhada às diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta, de zelar pela saudabilidade dos alimentos e apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar”, disse.

Por Paloma Minke