Preços do Mercado Varejista da Capital se mantêm estáveis

Postado em: 11/10/2017 ás 13:45 | Por: Vinicius Matheus

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a variação de preços dos itens alimentícios necessários para a manutenção de uma família composta em média por quatro pessoas, permaneceu estável em setembro de 2017 (-0,01%), quando comparada ao mês anterior, e recuou -3,33% em relação a setembro de 2016.

Para o grupo de produtos de origem animal, a alta no mês foi de 0,49%, sendo que o subgrupo “carnes”, isoladamente, foi responsável por parcela significativa dessa alta registrada (3,22%), explicam Vagner Azarias Martins e Priscilla Fagundes, pesquisadores do IEA. Em contrapartida, o grupo ovos, que no ano acumulava alta de 8,92%, sofreu queda expressiva de preços no mês (-7,01%). Em relação a leites e derivados, observa-se queda generalizada de preços (-3,54%) no período em análise.

Em relação aos produtos vegetais, o índice do mês aponta queda de 0,51% no valor dispensado. O grupo “frutas” chama atenção pela variação positiva de 5%. As frutas cítricas foram afetadas pelo forte calor fora de época, e destaca-se a variação de 20,9% nos preços médios de limão. As hortaliças permanecem em queda; tomate e alho, por exemplo, tiveram reduções de preços superiores a 7%. Nos produtos básicos, observou-se queda de 1%, entretanto, o arroz, importante produto da cesta de alimentos do paulistano, teve aumento de 4,59% no período.

O IEA é um dos seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e realiza rotineiramente o acompanhamento da variação de preços do Mercado Varejista no município de São Paulo, além de outras estatísticas sobre a previsão de safras e comportamento do mercado.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas, clique aqui.

Por Nara Guimarães

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: