Multinacional analisa sua linha de produtos em laboratório do IB

Postado em: 15/09/2016 ás 16:59 | Por: Leonardo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, assinou, no dia 14 de setembro de 2016, protocolo de intenções que renova a parceria com a Royal Canin para a realização de análises microbiológicas da matéria-prima e de 150 produtos voltados à alimentação de cães e gatos, fabricados na unidade da empresa em Descalvado. Desde 2010, a empresa de origem francesa realiza mais de duas mil análises no Laboratório de Patologia Avícola, do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa) do Instituto Biológico (IB), localizado no município. Em visita à unidade produtiva, Arnaldo Jardim firmou o convênio com o gerente industrial da empresa, João Amaral, e o diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Sergio Tutui, que viabiliza a parceria.

“Esta ação conjunta é muito importante para a Secretaria e se torna muito mais eficaz pela afinidade entre as equipes. O governador Geraldo Alckmin acredita na integração e em diminuir a distância entre a pesquisa e a produção e nos determina ainda outras três diretrizes: fazer uma agricultura harmônica com o meio ambiente; atender à produção agropecuária, com especial atenção ao pequeno produtor; e zelar pela saudabilidade dos alimentos, seja a alimentação humana ou animal, com controle de toxinas e uso adequado dos agroquímicos”, afirmou Arnaldo Jardim.

Por meio da parceria, o Laboratório do IB analisa amostras de toda a matéria-prima usada na produção dos alimentos, o chão da fábrica e o produto final, totalizando 24 mil análises por ano como salmonela (leia mais aqui), contagem de levedura e enterobactérias.

Secretário Arnaldo Jardim e João Amaral (À esquerda, de branco) assinaram renovação da parceria para análises microbiológicas dos produtos pelo IBPara Arnaldo Jardim, o potencial tecnológico do País possibilita ampliar o controle microbiológico a outros segmentos. “Inclusive temos um grande sonho: o Brasil é o segundo mercado de pet do mundo e quem sabe a empresa não possa instalar aqui um centro de desenvolvimento de produtos, do qual possamos ser parceiros?”, observou o secretário.

 De acordo com o gerente industrial da Royal Canin, João Amaral, “a empresa se baseia nos princípios da qualidade, responsabilidade, mutualidade, eficiência e liberdade. E o laboratório do Instituto Biológico nos ajuda a colocar o selo final de qualidade em nossos produtos, com a análise de cada lote do que produzimos aqui. O bom relacionamento é fundamental nos negócios, e esperamos manter essa parceria sempre da melhor forma possível”, afirmou.

O pesquisador do IB e diretor do Captaa, Antonio Guilherme Machado de Castro, ressaltou “o nível de qualidade dos serviços prestados pelo laboratório do IB, que presta serviços ao fabricante e fornecedor mundial de alimentos para cães e gatos”.

O diretor técnico do IB, Antonio Batista Filho, ressaltou a importância de intensificar a busca pela inovação. “Para nós, é uma grande satisfação poder contribuir para a qualidade dos produtos desta empresa, sempre buscando a máxima eficiência. O nosso Centro de Pequisas inclusive terá uma atuação dirigida e estratégica, aproveitando a mudança de perfil da região, de avicultura de corte para avicultura de postura”, disse o diretor do IB.

A intensificação da parceria entre o poder público e a iniciativa privada também foi enfatizada pelo coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, que engloba os institutos. “Podemos utilizar a infraestrutura e expertise de nossos institutos não só para a pesquisa, mas para a prestação de serviços, em parcerias com a iniciativa privada. Essa sinergia de esforços na busca de conhecimentos é o passo seguinte que o governo do Estado tem demandado da Secretaria”, afirmou.

Além da assinatura, o secretário Arnaldo Jardim fez uma visita às linhas de extrusão, embalagem e expedição da fábrica, na qual chegam a ser produzidas 750 embalagens de alimentos e 13 trilhões de croquettes (unidades da ração) para cães e gatos por mês. A unidade atua ainda como fábrica back up da Argentina e, no Brasil, é responsável pela geração de 320 empregos diretos na região e 920 indiretos, com representantes e distribuidores em todo o País.

Secretário Arnaldo Jardim e coordenadores da Secretaria foram recepcionados pela equipe da empresa em Descalvado.Também acompanharam a visita o prefeito de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento; o secretário municipal de Finanças, Geraldo Campos;  o diretor presidente da Fundepag, Luiz Carlos dos Santos; o  titular da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala; a pesquisadora do Instituto Biológico, Harumi Hojo; a gerente de qualidade do Instituto, Nayte Vitiello; as gerentes técnica e de qualidade do Captaa, Ana Maria Iba e Greice Zapatta Stopa, respectivamente; o engenheiro civil do IB, Silvio Begosso; a responsável pelo Centro de Memória do IB, Márcia Rebouças; e a gerente de assuntos científicos da Royal Canin, Carolina Padovani.   

Laboratório de Patologia Avícola do IB

O Laboratório de Patologia Avícola do IB, em Descalvado, é acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela norma ISO/IEC 17025, em todos os escopos de diagnósticos exigidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ao todo, 96 mil análises, aproximadamente, são realizadas pelo laboratório para o Ministério e empresas parceiras.

O laboratório do IB é o único no Estado e um dos poucos no Brasil que atesta sanidade de plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vista à exportação de material genético. Cerca de 70% de todo o material genético de frangos e ovos férteis exportados por São Paulo são analisados no Instituto Biológico, que em 2015 realizou 33 mil procedimentos, sendo 18 mil análises de influenza aviária e 15 mil para laringotraqueíte.

Por: Paloma Minke
Fotos: João Luiz

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: