Governo Geraldo Alckmin capacita mais de 2.300 agricultores familiares sobre sanidade na produção

Postado em: 10/01/2018 ás 15:51 | Por: Hélio Filho

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, já capacitou 1.400 agricultores familiares desde 2015. Neste período, sete cidades receberam a iniciativa - que formata sua programação de acordo com as demandas mais urgentes definidas pelos próprios produtores. Desde sua criação, em 2009, mais de 2.300 pessoas foram treinadas.

O Programa é executado pelo Instituto Biológico, em parceria com a Apta Regional, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), cooperativas e associações de produtores, desenvolvendo ações em curto, médio e longo prazo. O principal objetivo é transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.

“O Prosaf nos enche de orgulho porque auxilia quem mais precisa sobre uma questão essencial. Apoiar o agricultor familiar e garantir a saudabilidade dos alimentos produzidos em nosso Estado são duas das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria de Agricultura”, explicou o secretário Arnaldo Jardim.

O Programa leva aos produtores palestras, dias de campo e materiais (veja abaixo) que objetivam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos produzidos nos diversos municípios estaduais. Entre 2015 e 2017, orientou a sanidade da produção agrícola em diversas regiões paulistas: Arujá, Mogi das Cruzes, Dracena, Votuporanga, Nova Granada, Fernandópolis e Vale do Ribeira.

Como o Prosaf atende às solicitações das demandas regionais, no ano de 2017, 90% das atividades estiveram voltadas ao “Plano Mais Leite Mais Renda” - criado pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de coordenar a cadeia produtiva do leite, aumentando a produtividade e a qualidade da produção para dois bilhões de litros por ano nos próximos 10 anos.

As apostilas do Prosaf são gratuitas e podem ser obtidas clicando abaixo. Mais informações pelo e-mail: hojo@biologico.sp.gov.br, pelo telefone (11) 5087-1704 ou no site do IB www.biologico.agricultura.sp.gov.br.

Apostilas:

Doenças fúngicas em brássicas

Formigas-cortadeiras

Manejo e métodos de controle de pragas em folhosas e brássicas

Manejo e métodos de controle de doenças fúngicas na cultura da alface

Nematoides parasitos da alface

Por Hélio Filho