Evento em Paranapanema difunde inovações tecnológicas e práticas sustentáveis de irrigação para o agronegócio

Postado em: 06/09/2017 ás 13:06 | Por: Paloma Minke

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou que o futuro da agricultura mundial passa pela qualidade da irrigação e do plantio direto, durante a abertura da 7ª edição do Irrigashow, em Paranapanema, nesta quarta-feira (6). O evento, que será realizado até o dia 7, foi organizado pela Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (Aspipp).

“O Irrigashow vem se firmando como difusor das inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para o agronegócio, oferecendo importantes contribuições para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Estado de São Paulo”, avaliou o secretário. O evento é focado no setor irrigacional e a cada edição tem atraído um público maior.

De acordo com o titular da pasta, o Brasil tem cerca de 6,7 milhões de hectares de áreas irrigadas, sendo que no Estado de São Paulo o espaço é de um milhão de hectares irrigados. "Nós temos capacidade de aumentar para mais de quatro milhões de hectares com as tecnologias desenvolvidas hoje no Estado, com o plantio direto e rotatividade de culturas para garantir a qualidade do solo e da água. O setor vai caminhar para a implementação da agricultura de precisão e de irrigação" destacou.

Arnaldo Jardim ponderou também que a Secretaria vem atuando para aumentar a produtividade no campo. "Nós estamos derrubando o mito de que a nossa agricultura destrói a natureza. Ninguém ama mais a natureza do que o produtor rural e nós temos feito uma agricultura sustentável”, explicou.

Com uma área de 850 milhões de hectares, a área de cultivo no Brasil é de 10 milhões de hectares, representando menos de 10% da área total. “É nesse espaço que produzimos com  qualidade para alimentar o País e parte do mundo. Por isso, o governador Geraldo Alckmin é um entusiasta da agricultura e nos orienta a aumentar a produtividade, apoiando o pequeno produtor, desenvolvendo novas tecnologias e inovações, mas sem descuidar do meio ambiente", afirmou.

O prefeito de Paranapanema, Antônio Nakagawa, afirmou que o trabalho de irrigação do Sudoeste paulista é fundamental para preservar o meio ambiente. "Eu tenho orgulho do trabalho da Aspipp que tem a preocupação com a sustentabilidade, implantando tecnologias e dissipando conhecimento", disse.

O Irrigashow é um dos maiores eventos ligados ao setor, reunindo produtores irrigantes, estudantes, fabricantes de equipamentos e autoridades, que encontram na feira a oportunidade de dialogar com lideranças do setor.

De acordo com o presidente da Aspipp, Maurício Swart, o Irrigashow vem contribuindo para que a agricultura irrigada demonstre sua importância e relevância social. “Diante da missão de produzir mais alimentos para o mundo, a irrigação realizada com água reservada e de forma complementar se apresenta como uma das alternativas mais viáveis, senão a única que confere sustentabilidade, para que o produtor obtenha maior produtividade, perfazendo a melhor relação entre custo e benefício”, avaliou Swart.

Outro aspecto ressaltado pelo dirigente da associação é que o Irrigashow 2017 assume o protagonismo para o desenvolvimento mercadológico do setor, com a presença das principais marcas expositoras do agronegócio mundial para expor seus produtos e serviços. “Em sete anos, o nosso parque de exposições mais do que triplicou. Temos confirmadas mais de quarenta grandes marcas expositoras”, ressaltou. “O público que frequenta o evento é bastante direcionado. São pessoas que tomam decisões e com alto poder de consumo. Uma excelente oportunidade de gerar novos negócios, uma vez que o produtor está ali para conhecer as novidades do mercado”, complementou Swart.

Participaram da solenidade a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, o presidente da Câmara dos Vereadores de Paranapanema, Haroldo Silveira; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em São Paulo, Francisco Jardim; o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação (Febrapdp), Alfonso Adriano Sleutjes; e o presidente da Cooperativa Agro-Industrial Holambra Simon Johannes Maria Veldt.

Por: Paulo Prendes