Entidades dos setores de fertilizantes e defensivos se reúnem com o secretário Francisco Jardim

Postado em: 14/05/2018 ás 14:28 | Por: Paloma Minke

Representantes de insumos apresentaram demandas do setor ao secretário Francisco Jardim

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, se reuniu na última quinta-feira (10), em seu gabinete, na capital paulista, com representantes das entidades de fertilizantes e defensivos agrícolas, para identificar as principais demandas dos setores. “Queremos ouvir e apoiar os setores, é uma orientação do governador Márcio França que apoiemos o setor produtivo paulista”, afirmou.

De acordo com Mário Von Zuben, diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), uma das principais questões se refere ao registro e liberação de produtos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Temos discutido e levado posicionamentos claros à Agência. Da forma como hoje são implementadas as avaliações de risco, a retirada de ingredientes ativos do mercado poderia impactar diversas culturas, inclusive as maiores como soja, cana-de-açúcar e milho, representando insegurança jurídica”, explicou.

Para o representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Gabriel Dias, é preciso fortalecer também a conscientização no que se refere à pulverização aérea de defensivos agrícolas, que é objeto de diversos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

David Roquetti Filho, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), apresentou ao secretário a iniciativa  Nutrientes para a Vida, um braço importante da iniciativa norte-americana Nutrients For Life (NFL). Com parceria técnico-científica do Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria, International Plant Nutrition Institute (IPNI), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), entre outras entidades, a iniciativa mantida pela Anda tem a missão de esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

De acordo com Roquetti, nos Estados Unidos, são destinados cerca de US$ 2 milhões para educação sobre este tema. “No Brasil, a iniciativa teve boa recepção e já superou a americana em termos de acesso às mídias sociais com a distribuição de 3.500 cartilhas. Além de uma série de videos e materiais com base nessa missão que estão no ar com orientações a crianças, adolescentes e jovens sobre a importância do uso de fertilizantes para a produção dos alimentos”, explicou. O desafio é propagar e concretizar a missão no Brasil e auxiliar a população quanto ao que são os fertilizantes. “Estamos abertos a trocar experiências com outras entidades para criar essa consciência”, afirmou Roquetti, que é presidente da Câmara Setorial de Insumos Agrícolas e Pecuários da Secretaria.

O secretário Francisco Jardim destacou a importância das ações educativas sobre o uso dos insumos agropecuários. “Nosso Programa Aplique Bem, desenvolvido com sucesso pelo IAC, já capacitou mais de 60 mil agricultores, mostra que há um controle e orientação na aplicação do defensivo. Podemos criar ainda uma ação em parceria com outras secretarias para promover a educação alimentar e orientações sobre o controle e defesa sanitária”, afirmou o titular da Pasta Estadual.

O diretor-executivo da Associação de Misturadores de Adubo do Brasil (Ama Brasil), Carlos Eduardo Florence, e o diretor da Anda, David Roquetti Filho, solicitaram ao secretário o acompanhamento junto à Secretaria da Fazenda, do Convênio ICMS 100/97, visto que o mesmo é válido somente até 30 de abril de 2019.

O assistente técnico ambiental da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Gabriel Portas, convidou Francisco Jardim a participar do VIII Congresso da Andav, maior encontro da distribuição de insumos agropecuários que será realizado em agosto, na capital paulista.

Por Paloma Minke