Entidades dos setores de fertilizantes e defensivos se reúnem com o secretário Francisco Jardim

Postado em: 14/05/2018 ás 14:28 | Por: Paloma Minke

Representantes de insumos apresentaram demandas do setor ao secretário Francisco Jardim

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, se reuniu na última quinta-feira (10), em seu gabinete, na capital paulista, com representantes das entidades de fertilizantes e defensivos agrícolas, para identificar as principais demandas dos setores. “Queremos ouvir e apoiar os setores, é uma orientação do governador Márcio França que apoiemos o setor produtivo paulista”, afirmou.

De acordo com Mário Von Zuben, diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), uma das principais questões se refere ao registro e liberação de produtos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Temos discutido e levado posicionamentos claros à Agência. Da forma como hoje são implementadas as avaliações de risco, a retirada de ingredientes ativos do mercado poderia impactar diversas culturas, inclusive as maiores como soja, cana-de-açúcar e milho, representando insegurança jurídica”, explicou. 

Para o representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Gabriel Dias, é preciso fortalecer também a conscientização no que se refere à pulverização aérea de defensivos agrícolas, que é objeto de diversos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

David Roquetti Filho, diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), apresentou ao secretário a iniciativa  Nutrientes para a Vida, um braço importante da iniciativa norte-americana Nutrients For Life (NFL). Com parceria técnico-científica do Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria, International Plant Nutrition Institute (IPNI), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), entre outras entidades, a iniciativa mantida pela Anda tem a missão de esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

De acordo com Roquetti, nos Estados Unidos, são destinados cerca de US$ 2 milhões para educação sobre este tema. “No Brasil, a iniciativa teve boa recepção e já superou a americana em termos de acesso às mídias sociais com a distribuição de 3.500 cartilhas. Além de uma série de videos e materiais com base nessa missão que estão no ar com orientações a crianças, adolescentes e jovens sobre a importância do uso de fertilizantes para a produção dos alimentos”, explicou. O desafio é propagar e concretizar a missão no Brasil e auxiliar a população quanto ao que são os fertilizantes. “Estamos abertos a trocar experiências com outras entidades para criar essa consciência”, afirmou Roquetti, que é presidente da Câmara Setorial de Insumos Agrícolas e Pecuários da Secretaria.

O secretário Francisco Jardim destacou a importância das ações educativas sobre o uso dos insumos agropecuários. “Nosso Programa Aplique Bem, desenvolvido com sucesso pelo IAC, já capacitou mais de 60 mil agricultores, mostra que há um controle e orientação na aplicação do defensivo. Podemos criar ainda uma ação em parceria com outras secretarias para promover a educação alimentar e orientações sobre o controle e defesa sanitária”, afirmou o titular da Pasta Estadual.

O diretor-executivo da Associação de Misturadores de Adubo do Brasil (Ama Brasil), Carlos Eduardo Florence, e o diretor da Anda, David Roquetti Filho, solicitaram ao secretário o acompanhamento junto à Secretaria da Fazenda, do Convênio ICMS 100/97, visto que o mesmo é válido somente até 30 de abril de 2019.

O assistente técnico ambiental da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Gabriel Portas, convidou Francisco Jardim a participar do VIII Congresso da Andav, maior encontro da distribuição de insumos agropecuários que será realizado em agosto, na capital paulista.

Por Paloma Minke

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: