Em visita à Secretaria de Agricultura, alunos da Esalq recebem orientações sobre cooperativismo e associativismo

Postado em: 13/09/2016 ás 16:13 | Por: Leonardo

Alunos dos cursos de Administração, Economia e Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) visitaram, no dia 12 de setembro de 2016, a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista, para conhecer as atividades desempenhadas pela Pasta em prol do desenvolvimento do agronegócio.

A atividade reuniu alunos a partir do segundo ano dos cursos, que frequentam a disciplina eletiva “Capital Social: Associativismo e Cooperativismo”, ministrada na instituição pela docente Marly Teresinha Pereira.

Na oportunidade, Diógenes Kassaoka, diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria, apresentou aos alunos as principais atribuições da Pasta Estadual, além de transmitir importantes conceitos sobre associações e cooperativas de produtores.

“Quando for trabalhar com cooperativas e associações, é muito importante ter o cuidado de zelar pela união e solidariedade dos produtores, mas também se atentar para os desafios logísticos para fazer com que a produção do agricultor chegue até o supermercado, seja comercializada e tenha valor”, orientou o engenheiro agrônomo.

De acordo com o diretor do ICA, o segredo do bom empreendimento é o acesso às informações de mercado. “E nós da Secretaria temos organizado e estudado o mercado institucional e disponibilizado essas informações ao produtor. Um exemplo disso é a ferramenta de fomento e divulgação das Compras Públicas no Estado de São Paulo, pela qual é possível ter acesso aos preços praticados nas compras dos programas Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), trazendo maior transparência ao processo”, disse aos alunos, alertando que o serviço está disponível no site da Coodeagro.

Diógenes Kassaoka (em pé), diretor do ICA que ministrou a palestra aos estudantes da EsalqPara Marly Teresinha Pereira, a visita realizada fora do ambiente acadêmico foi essencial para que os alunos compreendessem as estruturas de apoio disponíveis. “Sem dúvida, a Secretaria de Agricultura, com todas as suas coordenadorias, tem muito a oferecer. Percebemos que os alunos não têm se fixado muito na parte institucional e o fato de vir até aqui facilita o conhecimento desta realidade, da qual muitos deles farão parte no futuro”, afirmou a docente.

A estudante de economia Keila Lobo, da Universidad de Magdalena, na Colômbia, está fazendo intercâmbio de um semestre na Esalq e acompanhou a palestra com entusiasmo. “Na Colômbia, não temos essa proximidade entre a academia e os órgãos públicos, por isso achei muito interessante a experiência de conhecer a realidade das profissões. Certamente, vou compartilhar esse conhecimento quando retornar”, afirmou a jovem universitária.

Beatriz Totti Tavares, que cursa o 3º ano de Administração na instituição, considerou o diálogo com o diretor do ICA muito produtivo. “É importante ter a oportunidade de falar com profissionais que atuam na Secretaria, será algo muito útil para nossa formação, nos ajudará a guiar nossa carreira e decidir qual área seguir”, disse a estudante, que tem interesse na área de agronomia.

Para a estudante do 3º ano de Agronomia Larissa Grazielle Sanches Mariotto, o evento permitiu saber mais sobre as atividades desempenhadas por cada coordenadoria da Pasta Estadual. “Eu desconhecia a estrutura da Secretaria, mas vi que ela atua em diversas áreas importantes”, ressaltou a estudante, acompanhada da colega Daniella Gregolini Ruegger, que frequenta o 2º ano do curso.  “Eu achei muito interessante saber o que cada profissional faz, desde a área de extensão rural, até a defesa agropecuária e o desenvolvimento dos agronegócios”, explicou Daniella.

Por: Paloma Minke
Fotos: João Luiz