Consea-SP reativa Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Praia Grande

Postado em: 22/05/2017 ás 15:04 | Por: Larissa Vidal

Reativação do conselho ocorreu graças ao trabalho do Consea-SPOs novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) de Praia Grande que tem como missão formular diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional, foram apresentados em reunião da Comissão Regional (Crsans) da Baixada, realizada na última quarta-feira, 17 de maio de 2017. O Conselho foi reativado pelo Decreto nº 6222, graças ao trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), realizou um diagnóstico em todo o Estado com o objetivo de  fornecer orientações e fortalecer os órgãos municipais e integrar as ações com o Estado.

De acordo com o secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, “a reativação é fruto de um intenso trabalho desempenhado pelo órgão estadual para detectar as cidades que já têm uma legislação que estabelece o conselho em nível municipal e as que ainda não contam com essa estrutura jurídica, buscando sua criação ou reativação, para que o tema passe a ser discutido pelo Poder Público e pela sociedade civil, trazendo grandes benefícios à saúde pública. Seguimos as orientações do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim, de incentivar a integração das políticas públicas estadual e municipais de segurança alimentar”, afirmou.

A posse dos conselheiros foi acompanhada por representantes do Poder Público e da sociedade civil dos municípios de Bertioga, Praia Grande, São Vicente, Santos e Itanhaém, que integram a Crsans da Baixada.

Para a presidente da Crsans Baixada, Ana Nilce Ribeiro de Oliveira, o encontro foi muito produtivo. “A reunião contou com a integração de todos, inclusive os novos membros do Comsea de Praia Grande, que estão muito interessados em atuar. Tenho certeza de que nosso elo será bem fortalecido com a inclusão dessa equipe”, afirmou.

A nutricionista Gabriela Caetano, de Praia Grande, comemorou a constituição do Conselho. “Estou muito feliz, é um grande passo para o município. Agora, vamos efetivamente fazer políticas de segurança alimentar nutricional e sustentável para promover saúde à população”, disse a especialista, que foi eleita titular representante da Associação Assistencial da Cidade da Criança no Conselho municipal.  

Durante a reunião, foram apresentados ainda os trabalhos desempenhados pelas comissões temáticas do plano de ação regional da Crsans da Baixada, no qual cada coordenador trouxe as demandas e projetos como as orientações de consumo dos melhores alimentos e horta comunitária. “A comissão só tem a comemorar, pois as ações foram muito positivas, o que nos mostrou que sempre podemos fazer mais, buscando conhecimento e novas parcerias, para que a gente não estacione ou desanime com os desafios”, afirmou a secretária executiva do Crsans, Vanuza Teixeira.

Luana Camboa Florencio, da Subsecretaria de Ação e Cidadania do Gabinete da Prefeitura de Praia Grande, foi convidada a integrar o Conselho por ter uma bagagem de conhecimentos relativa à gestão e à iniciativa privada. “Estou disposta a participar das atividades, entender o funcionamento das ações de segurança alimentar e trazer sugestões, agregando experiências ao grupo. A Pasta já tem essa característica de estar próxima aos munícipes, o que será muito positivo para as atividades do Conselho”, comentou.

 Por: Paloma Minke

Galeria do Flickr

Nenhuma imagem disponível.

Galeria do Site

Nenhum áudio disponível.

Informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069

Acompanhe a Secretaria: