Consea-SP atuou em 2016 para atrair colaboradores e intensificar o diálogo com a sociedade

Postado em: 22/12/2016 ás 11:47 | Por: Hélio Filho

Em 2016, foram realizadas seis reuniões plenárias com todos os conselheiros do Consea-SP e com 67 regionaisO Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (Consea-SP) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento atuou em 2016 em duas frentes: internamente, discutindo e aprofundando os conceitos, fazendo-os circular de maneira transversal e contando com a ajuda de diferentes colaboradores da Pasta; e direcionando esforços para atrair colaboradores externos e intensificar o diálogo com a sociedade civil.

Em 2016, foram realizadas seis reuniões plenárias com todos os conselheiros do Consea-SP e com 67 das comissões regionais (CRSANS). Baixada Santista, Franca, Grande São Paulo e Registro foram as mais ativas, realizando entre seis e oito reuniões. Durante esses encontros, as Comissões aproveitaram para aprofundar as discussões por meio de seminários e da oficina idealizada em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) visando integrar esforços para fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e construir o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesans).

Entre os assuntos debatidos nas reuniões estão a ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), para ajudar os pequenos agricultores a compreender e participar do Compras Públicas da Agricultura Familiar e facilitar o acesso aos programas de Aquisição de Alimento (PAA) Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); a importância do associativismo e cooperativismo; processo de certificação de produtos orgânicos e sistema agroflorestal (SAF).

Durante as palestras, o Consea-SP buscou detalhar as ações, programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, por meio de suas coordenadorias, institutos e departamentos, destacando aquelas que têm interface com a Segurança Alimentar, como o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) e os projetos Bom Preço do Agricultor e Hortalimento, esclarecendo que os técnicos estão disponíveis para orientação e assessoria aos interessados.

Entre os protocolos de intenções celebrados em 2016, é possível destacar, além daquele firmado com a Unesp que possibilitou a realização das oficinas para fortalecer o Sisan em território paulista, o que foi estabelecido com o Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza (Uniesp) visando futura parceria para a implantação de ações, projetos, pesquisas e programas em segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento do agronegócio e agricultura sustentável e com a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) com o objetivo de promover ações conjuntas que proporcionem o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do pequeno e médio produtor da alimentação saudável no Estado.

Entre os objetivos do Consea-SP para 2016 estava ainda a aproximação com o Conselho Nacional, afim de ocupar um espaço que vinha sendo pouco utilizado para amplificar o debate e estimular a integração de ações de segurança alimentar e nutricional entre os entes federal e estadual. “O vice-presidente do Consea-SP, Alemão Parker, tem comparecido às reuniões e os resultados têm sido bastante positivos. Hoje nossa participação é muito mais eficiente e vamos continuar nos colocando ativamente, de preferência participando das decisões”, afirmou Érico Pozzer, presidente do Consea-SP.

Prêmio Josué de Castro

O Prêmio Josué de Castro foi concedido em 2016 em primeiro lugar ao projeto Rede Saudável, de Ubatuba, que venceu a categoria de Melhor Política Pública. Rúbia Yuri Tomita, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP), da Secretaria de Agricultura, venceu a categoria Melhor Pesquisa Científica de 2015, pela a Inclusão do pescado na alimentação escolar no Município de Itanhaém.

Por Nara Guimarães