Consea/SP apoiará a reativação do conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Murutinga do Sul

Postado em: 12/09/2017 ás 11:14 | Por: Paloma Minke

Houve palestra sobre o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e PPAIS Leite, tema de interesse na região que é grande produtora de leiteO município de Murutinga do Sul estuda reativar as atividades do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para fortalecer o acesso da população a alimentação de qualidade. A ação foi debatida pelo prefeito Gilson Pimentel, a vice-prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola e a presidente do Conselho, Karina Darroz, durante reunião da Comissão Regional (CRSANS) Araçatuba/Noroeste Paulista, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, realizada no dia 30 de agosto, na Câmara Municipal do município de Murutinga do Sul.

Participaram da reunião 26 representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios de Murutinga do Sul, Guaraçaí, Coroados, Andradina, Araçatuba, Braúna e Lavínia.

Clóvis Etto, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), fez palestra sobre o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e PPAIS Leite, tema de interesse na região que é grande produtora de leite.

Maria Rosa da Silva, do assentamento Dois Irmãos, se interessou pela possibilidade dos produtores de leite do assentamento venderem seus produtos por meio da nova política pública do Governo de São Paulo, o PPAIS Leite.

Aderbal Neves, conselheiro titular da Crsans Araçatuba/Noroeste Paulista, informou que durante o biênio 2015/17 a comissão discutiu sobre a pulverização aérea e que será entregue uma proposta de ação originada pela regional sobre o tema ao Consea/SP.

Marcelo Cunha, diretor técnico da secretaria executiva do Consea, explicou durante a reunião detalhadamente sobre o processo de seleção de membros paras as Comissões Regionais. “A seleção dos novos membros para o biênio 2017/2019 ocorrerá no dia 20/09 no Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) /CATI de Araçatuba”, declarou Marcelo.

Representantes da sociedade civil e do poder público que tenham interesse em participar dessa comissão deverão enviar a documentação solicitada até dia 13/09 (mais informações pelo site: http://consea.sp.gov.br/inscricao-consea).

Por Vinicius Matheus