Caminhão entregue em Marília garantirá economia a associações de produtores rurais

Postado em: 14/07/2017 ás 12:55 | Por: Vinicius Matheus

Com a melhoria, os gastos da Cophomar e da Aprobem serão diminuídos em 40%Caminhão equipado com baú para o transporte de olerícolas foi entregue na quinta-feira, 13 de julho, à Cooperativa de Hortifruticultores de Marília (Cophomar) e a Associação do Bairro Centro Mesquita (Aprobem), em Marília, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Com a melhoria, os gastos da Cophomar e da Aprobem serão diminuídos em 40%. Os 73 cooperados gastavam cerca de R$100 mil ao ano com o frete da produção, destinada a 118 pontos de venda do município e à alimentação escolar.

Serão diretamente beneficiadas mais de 400 pessoas com a aquisição do veículo, no valor de R$ 245 mil, sendo R$ 171 mil investidos pela Associação e restante pelo Programa Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura.

O secretário Arnaldo Jardim ressaltou os benefícios aos produtores rurais de Marília com o Microbacias II. "O Programa permite agregar renda ao produtor, permitindo negociar de forma mais coesa as condições de venda dos produtos".

O presidente da Cophomar, Odirlei Armando Pereira, exaltou a economia dos agricultores cooperados com o veículo. “Iremos economizar quase 40% de gasto de frete, nossa família só tem a crescer. Mesmo com crise, vamos tocando o barco e adquirimos o caminhão.”

O presidente da Aprobem, Valter Shimada, comemorou a aquisição do caminhão dizendo que “mudou muitas coisas em nossa vida, porque antes estávamos dependendo de apenas um caminhão para fazer as entregas”.

“A cidade de Marília é vocacionada principalmente ao agronegócio, já foi terra do algodão e do café e hoje a produção é diversificada graças à tecnologia e às políticas públicas. No interior está o grande celeiro da agricultura. O Brasil quebra recorde de grãos, isso ocorre quando damos apoio e oportunidade aos produtores”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

O secretário da agricultura municipal, Odacir Capone, exaltou a conquista do município. “Esta é uma conquista importante, estamos desde 2013 buscando isso. Nos tornamos uma cooperativa no ano passado e esperamos crescer muito.”

“A entidade poderá ampliar fornecimento de alimentos saudáveis, que compõem a merenda escolar e a mesa da população”, afirmou o diretor do EDR de Assis, Cristiano Geller.

O secretário Arnaldo Jardim ainda recebeu os títulos de Visitante Ilustre e Hóspede Ilustre entregues pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Marília.

Por Vinicius Matheus e Paloma Minke

Fotos: Paloma Minke (disponíveis em https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157686244214345)