Alternativa de floresta agrobioenergética será apresentada no Vale do Paraíba

Postado em: 06/12/2017 ás 11:40 | Por: Hélio Filho

Pindamonhangaba receberá na próxima quarta-feira, 13, a partir das 8h30, o curso “Palmeira Macaúba Alternativa de Floresta Agrobioenergética no Vale do Paraíba”. A iniciativa é do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O objetivo é reunir protagonistas que possam alavancar o desenvolvimento da cadeia de produção da macaúba, palmeira brasileira produtora de óleo, e construir um projeto de desenvolvimento econômico e de baixo impacto ambiental para o Vale.

O evento conta com apoio do Centro de Recursos Genéticos Vegetais do Instituto Agronômico (IAC), Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e EDR – Pindamonhangaba da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), local onde será desenvolvida a programação (veja abaixo).

Estão disponíveis 50 vagas. Mais informações pelo telefone: (12) 3642-1164 ou pelo e-mail minoru@apta.sp.gov.br.

Programação:

8h30 – 9h - Inscrições e café

9h – 9h05 - Boas-vindas - Hélio Minoru Takada - diretor técnico de divisão do Polo Regional Vale do Paraíba

9h05 – 9h20 -  Estado da arte - o que a pesquisa já revelou sobre a macaúba - Carlos Colombo - pesquisador científico -  IAC

9h20 – 9h35 - Por que estamos investindo no plantio da macaúba em Minas Gerais - Felipe Morbi - Solea

9h35 – 9h50 -  Relato sobre projeto silvipastoril em andamento em Patos de Minas - Johannes Zimpel - Inocas

9h50 – 10h05 -  Relato sobre o projeto silvipastoril da Akarui no Vale do Paraíba

10h05- 10h25 - Café

10h25 – 10h40 - Radiografia da pecuária no Vale do Paraíba

10h40 – 10h55 - A Plataforma Brasileira de Bioquerosene e sua inserção no Vale do Paraíba - Mike Lu - Plataforma Brasileira de Bioquerosene

10h55 – 12h30 - Debate e conclusão

12h30 - Encerramento