Práticas de mecanização e conservação do solo e água

de: 24/04/2018 até: 24/04/2018

Práticas de mecanização e conservação do solo e água

24 de abril, das 8h30 às 17h

Resumo: Como parte das comemorações dos 90 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque, a UPD São Roque atende com essa Oficina a demanda da Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque feita no início de 2018. A Oficina ocorrerá no dia 24 de abril de 2018, no auditório da UPD de São Roque, localizado à Av. Três de Maio, 900 - Bairro Cambará, em São Roque/SP

A conservação do solo e da água está diretamente relacionada à mecanização dos diferentes sistemas produtivos. Durante a Oficina, o Dr. Afonso Peche Filho do Centro de Engenharia e Automação - CEA, do Instituto Agronômico - IAC, de Campinas abordará a dimensão conservacionista do solo, onde tratará da conservação do solo e do ciclo hidrológico.

De uma maneira didática para atender agricultores e técnicos, o Dr. Peche apresentará na Oficina os pressupostos da conservação em áreas agrícolas com base em critérios de uma avaliação conservacionistas. A Oficina oferecerá aos participantes o redesenho da ocupação do solo e de seu uso, com práticas básicas para evitar a erosão.

A Oficina lançará um olhar sobre a inspeção e monitoramento conservacionista. Ao final, o Dr. Peche fará considerações práticas sobre o agricultor conservacionista.

Essa Oficina tem um limite máximo de 40 participantes. Por essa razão, a UPD de São Roque recomenda aos agricultores e técnicos que pretendem atender o evento no dia 24 de abril de 2018 a fazer a inscrição antecipada através do fone 11 4712-2077, com a sra. Cidinha ou através do email mariapereira@apta.sp.gov.br. A Oficina só ocorrerá se houver pelo menos 20 participantes. Para a Oficina Práticas de Mecanização e Conservação do Solo e Água há um investimento de R$30,00 por participantes.

Coordenação: Sebastião Wilson Tivelli

Realização: Centro de Insumos Estratégicos – UPD em Agricultura Ecológica

Público Alvo: Agricultores e técnicos

Nº de vagas: 40

Apoio:Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque

Fone: (11) 4712-2077 com a srª Cidinha

email: mariapereira@apta.sp.gov.br

Inscrição: R$ 30

Para realização do evento, no minimo 20 participantes.

Local: Auditório da UPD de São Roque

Av. Três de Maio, 900 Bairro Cambará

CEP 18133-445 São Roque/SP

8h30: Inscrições

8h45: Abertura

9h: A dimensão conservacionista do solo;

- A conservação do solo e o "ciclo hidrológico";

- Pressupostos da conservação em áreas agrícolas;

- Critérios para avaliação conservacionista.

12h30: Almoço (por conta de cada participante)

14h: Redesenho de ocupação e uso;

- Práticas básicas para evitar a erosão;

- Inspeção e monitoramento conservacionista;

- Considerações práticas sobre o agricultor conservacionista.

17h: Encerramento